.:[Double Click To][Close]:.

Thursday, October 23, 2008

A louca vida na escola


As escolas portuguesas, onde se esperava que os alunos fossem a prioridade da profissão docente, verifica-se que passaram para uma posição que nem sei c1assificar. Está instalada a maior das confusões entre os docentes. Fala-se só e quase apenas da avaliação de desempenho. Poucos entendem o que quer o Ministério da Educação . Quando alguém chega das acções de formação, supostamente criadas para clarificar o processo, surgem novas versões sobre o que se pretende. A tensão entre docentes é enorme. Na escola a vida continua. Ainda há aulas, que têm de ser preparadas. Há que proceder a avaliação dos alunos. Há que manter a motivação dos alunos. Tudo isto vai sendo feito e com a qualidade de sempre.
0 empenho profissional continua a níveis elevados. Chega mais um docente que informa
sobre um novo disparate que um qualquer formador transmitiu. Se ultrapassarem os
objectivos definidos serão penalizados. Mais umas reuniões e a confusão aumenta. Ninguém tem duvidas que esta avaliação é um amontoado de burocracia. E os alunos chegam todos as dias a escola.
Os professores continuam preocupados comas malditas fichas. As datas apertam em varias frentes. Nos Avaliadores também surgem duvidas. Também para estes a confusão nasceu das várias formações. Está instalada a maior das confusões entre os docentes.
Fala-se só na avaliação . Define-se um só objectivo para cada área ou são cinco? 0 formador diz que são pou¬cos. Outro diz para serem simples. Não queiram complicar. Mas as duvidas são cada vez mais. Os dias passam. Os fins de tarde e os de semana são agora ocupados com acções de formação . Segunda-feira tudo recomeça . Aulas
preparadas, planos formulados. Passei o tempo a tentar com¬preender as coisas da avaliação. Estou a dar em louca ou louco. São estas as conversas típicas dos últimos tempos. E o que se escuta na sala dos professores.
Há quem espere a reforma. Também surgem outros. Desabafos: não contem comigo para ir aos jogos, não estou para ser prejudicada/o na minha avaliação por causa das faltas. Hoje entrei na escola ao mesmo tempo que as alunos:
-Setor, Setor , falamos hoje sobre a organização dos campeonatos?
- Hoje! nem pensar...Nem sei quando vai ser . Esta semana tenho 12 reuniões com os colegas para discutir as objectivos.
- Mas Setor vão haver campeonatos ?
E lá ia entrando no meio dos alunos ...

Artigo escrito pelo colega Vasconcelos Raposo no Jornal A Bola (23 Out. 2008)