Os Lakers e Phil Jackson são conhecidos pelo seu ataque dos Triângulos . Em tempo de “Play Off” a equipa de Los Angeles surpreendeu tudo e todos ao abandonar o seu padrão habitual de ataque .
Que Bryant é a figura da equipa, e que tudo passa por ele , já todos sabíamos . Tem total liberdade para criar no ataque dos Triângulos os seus lançamentos . Contudo é sabido que a surpresa é determinante nos “Play off” . Assim o plano de jogo teve alguns ajustes que se revelaram importantes: jogador de 1x1 no sentido clássico Kobe ganha normalmente claras vantagens tanto no perímetro como no interior . No jogo nº 1 o resultado foi semelhante ( marcou 40 pontos e a equipa ganhou por 25) mas obtido de forma um pouco diferente.Para surpreender os Magic o base usou e abusou das penetrações em drible com a ajuda de um simples “ high pick-and-roll”.
Os Lakers são uma equipa versátil com jogadores como Gasol, Lamar Odom, Walton e Bryant que têm habilidade para desempenhar vários papeis no ataque. Ao contrário da maioria das equipas da NBA que vivem dos isolamentos ou do “pick-and-roll” os candidatos ao título são uma equipa com outros argumentos . As grandes equipes são flexíveis e fazem as adaptações necessárias para chegarem às vitórias . Bryant e o “coach” Phil Jackson são muito metódicos e nada fazem ao acaso.